As promotorias de Justiça são as portas de acesso dos cidadãos ao Ministério Público para resolverem problemas em diversas áreas jurídicas, como infância e juventude, consumidor, crime, educação, infância, saúde, entorpecentes, família, meio ambiente, patrimônio público, entre várias outras. As promotorias atuam junto aos juízes de Direito de 1ª Instância e estão presentes em Brasília e nas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
As procuradorias de Justiça atuam na 2ª Instância e fiscalizam a aplicação da Lei nos processos de natureza cível e criminal perante o Tribunal de Justiça. Quanto às áreas de atuação, dividem-se em Procuradorias de Justiça Cíveis, Procuradorias de Justiça Criminais, Procuradoria de Justiça Criminais Especializadas e Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão.
Missão
Promover a justiça, a democracia, a cidadania e a dignidade humana, atuando para transformar em realidade os direitos da sociedade.
Visão
Consolidar-se como referência na proteção dos direitos do cidadão e na promoção da justiça, atuando com eficiência e transparência, a partir da integração com a sociedade.
- Organograma
- Administração Superior
- Procuradorias de Justiça
- Promotorias de Justiça
- Promotorias de Justiça nas cidades
- Núcleos e grupos
- Programas e projetos
- Centro de Cultura e Memória
- Concursos
- Coordenadoria de Executiva de Medidas Alternativas (Cema)
- Coordenadoria Executiva Psicossocial (Ceps)
- Gestão de documentos
- Integridade no MPDFT
- Planejamento Estratégico
- Sempre (acervo histórico)