Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Exposição "Luz na Sombra"

MPDFT

Menu
<
  • Artista: Isabel Becker – (Instagram: @isabelbecker)
  • Período da exposição: de 24 de maio a 30 de outubro de 2024
  • Local: Espaço Memória do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Térreo, Sede do MPDFT, Brasília-DF
  • Horário de visitação: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira

Sobre a artista

Fotógrafa reconhecida pelo trabalho no campo da arte e do comportamento, Isabel Becker vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desde 2011, vem desenvolvendo sua produção a partir de uma narrativa na qual os protagonistas são objetos e paisagens agigantados e deslocados de seu ambiente original. As cores têm uma função relevante em sua obra e conferem às imagens ares abstratos, dissolvendo seu caráter funcional e atenuando o limite entre o real e a fantasia.

Saiba mais...

 

Obras da exposição

Meu Sol
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /10

Caleidoscópio Laranja
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /10

Muxarabi
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /10

Deep
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /10

Crescente
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /10

Iluminada 2
2022, 1.00 x 1.00, Tiragem 1 /1

A exposição

A luz linda de Brasília foi o fio condutor; a cultura brasileira e as décadas de construção da capital por mestres do modernismo como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer foram o estímulo inicial, somados a
talentos como Athos Bulcão e Le Corbusier.

Trabalho com a luz e a sombra como aliadas e exploro particularidades dos cobogós e dos brise-soleils, meus protagonistas neste projeto, revelando novas perspectivas através do antagonismo. Sem esse
contraste nada seria possível. Inspirada nos azulejos de Athos Bulcão, crio minha própria padronagem.

Valorizar a cultura brasileira, nosso maior patrimônio, mostrar através do meu olhar Brasília, nosso museu a céu aberto. Soma-se a isso a importância da arquitetura bioclimática, com materiais como brise-soleils e cobogós, peças que inseridas em projetos promovem privacidade e sustentabilidade. Fator primordial na atualidade. Luz na Sombra fala de percepção, de transformação, da nossa sombra, do nosso lado obscuro transformado em luz.

Isabel Becker

 

 

As fotografias de Isabel Becker são fruto de um extenso e intenso garimpo nas fachadas de Brasília. Recortes de elementos icônicos da arquitetura que ela captura e reúne para mostrá-los em composições
únicas e ressignificadas pelo seu olhar.

Fragmentos de história e memória que, repetidos, montados e espelhados em composições caleidoscópicas, inserem sua produção
no campo da Op-Art.

Martha Pagy
Galerista


 

O novo trabalho de Isabel Becker é uma pesquisa sobre luz e sombra – as tintas do fotógrafo –, que encontra sua força de expressão no estudo do controle da incidência da luz solar e nos artifícios para criar ambientes confortáveis em termos térmicos, de privacidade e de iluminação.

Becker encontra, na paleta da luz dura, o ângulo perfeito de incisão solar para fotografar a sombra desejada sobre ou através de brise- soleils e cobogós. São desenhos dentro do desenho da obra monumental criada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa nas construções modernistas de Brasília, sob a imensidão luminosa de 360° do Planalto Central. Contrastes e antagonismos marcantes são o foco de interesse da artista.

Capturados em um instante preciso e fugaz, os fragmentos arquitetônicos que protagonizam o trabalho de Isabel Becker foram mapeados com a contribuição da arquiteta candanga Graziella Garcia. Foram locais cuidadosamente escolhidos de maneira a transmitir o máximo da força e dos conceitos da arquitetura da capital federal.

Os brise-soleils (de Le Corbusier) e os cobogós (criação multicultural do português Coimbra, do alemão Boeckmann e do brasileiro Góis) resultam no grafismo chiaroscuro que Isabel capta com sensibilidade e apuro técnico para compor mosaicos com inspiração nos azulejos de Athos Bulcão, decompondo e recompondo a realidade em imagens geométricas, com planos fantásticos e profundidade hipnótica.

Christiane Laclau
curadora 

.: voltar :.