Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prêmio Ler é Legal 2023

MPDFT

Menu
<

premio ler legal homenageados 2023 noticia fotos

Criado em 2016, o projeto Ler é Legal visa incentivar o hábito da leitura e cria um espaço de diálogo, respeito e compreensão entre o MPDFT e a população do DF. As pessoas que circulam pelo edifício da Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brasília II, Guará e Núcleo Bandeirante tem à disposição aproximadamente 500 livros para empréstimo sobre temas variados. Basta escolher um exemplar, que pode ser devolvido em qualquer Promotoria de Justiça do DF. A iniciativa também dispõe de um espaço infantil para que mães e pais possam deixar seus filhos entre os livros enquanto são atendidos, em observância a protocolos internacionais que tratam do acolhimento de famílias. Em 2017, o projeto conseguiu introduzir a leitura como instrumento judicial na aplicação de penas a autores de infrações penais. A iniciativa foi vencedora do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Bibliotecas.

O Prêmio Ler é Legal é uma das iniciativas do projeto e tem a finalidade de homenagear escritores nascidos ou residentes no DF e entorno que se cadastraram ou que foram indicados na página do projeto Ler é Legal, no portal do MPDFT. A premiação incentiva e valoriza a produção literária local, cria um banco de escritores do DF para divulgação de suas obras literárias, além de estimular a formação de leitores. Na edição de 2023, os premiados são os escritores Maurício Gomyde e Ana Neila Torquato e o ilustrador André Cerino, selecionados a partir da indicação para o banco de escritores do DF. 

Homenageados de 2023

  • Maurício Gomyde nasceu em São Paulo, mas desde os três anos de idade vive em Brasília. Com seis livros publicados, além de escritor, é também compositor e baterista.
  • Ana Neila Torquato é brasiliense, pedagoga e autora de livros de literatura infantil. Ela trabalha com educação há mais de 25 anos e tem 11 livros publicados. Membro do Instituto Cultural Casa de Autores de Brasília, integrante do grupo TRIcotando de contação de histórias  e coordenadora do Projeto “Bebê que lê”. 
  • André Cerino é pernambucano, mas já reside no DF há quatro décadas, Ilustrador, já recebeu prêmios nacionais e internacionais, e participou da ilustração de livros, revistas e jornais brasileiros. Ainda na adolescência, começou a criar desenhos e personagens com forte crítica social, o que marcou seu trabalho ao longo dos anos.  
  • Homenageados: Maurício Gomyde Porto, Ana Neila Torquato e Marcos André Cerino
  • Período da exposição: de 20 de novembro de 2023 a 18 de março de 2024
  • Local da exposição: Espaço Cultural do MPDFT – Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF – ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes.

Galeria de imagens

 

 

.: voltar :.