A mostra, do artista visual Riciere Teixeira, reúne 16 obras e foi inspirada nos conceitos geográficos e literários que circundam o imaginário sertanejo, convidando o público a refletir sobre a riqueza simbólica, cultural e afetiva do interior brasileiro e das esperanças sertanejas. A exposição integra o compromisso do MPDFT com a promoção do acesso à cultura e à valorização da produção artística regional. Ao abrir as portas para a arte, o órgão busca transformar o espaço público em um ambiente de reflexão, expressão e encontro com a diversidade cultural.
Riciere começou a pintar em 2016. Desde cedo, sempre gostou de desenhar, mas sentia necessidade de colocar mais cores em suas criações. Foi assim que começou a trabalhar com tinta a óleo e acrílica. Começou com a ideia de pintar o sertão, seu lugar de origem, como ponto de partida para expressar seus pensamentos, mas com o tempo esse conceito foi se ampliando. “O sertão não é só o Nordeste, mas todos esses locais afastados do litoral. Eu busquei esse título para ser mais plural, e abranger os sertões do Brasil todo”, conta. O artista é natural do interior da Bahia e é formado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mudou-se para Brasília em 2014 e acredita que a mudança o encorajou a começar a pintar: “Brasília é uma cidade muito cosmopolita, muito diversa, tem uma cultura muito variada. Eu gosto muito de frequentar exposições, então acho que isso me incentivou”, afirma.
- Artista: Riciere Teixeira
- Período da exposição: de 21 de maio a 24 de julho de 2025
- Local: Espaço Cultural do MPDFT – Promotoria de Justiça de Brasília II, SMAS, Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes)
- Horário de visitação: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira
Galeria de imagens