Integram a força-tarefa o Conselho de Saúde do DF, os conselhos regionais, sindicatos da área e a OAB
O objetivo do grupo é apurar se a prestação de serviços públicos de saúde atende de forma adequada a demanda da população. Como primeira ação, cerca de 50 integrantes da força-tarefa fizeram uma visita surpresa ao Hospital Regional de Ceilândia, onde foi constatada a superlotação. As seis cadeiras da sala de medicação estavam sendo usadas como leito, pacientes estavam pelos corredores e observou-se a retenção das macas e dos balões de oxigênio do Samu, pois não havia nenhum desses equipamentos disponíveis na unidade.
Força-Tarefa
“Esse relatório foi um dos instrumentos mais importantes para evitar a multiplicação irracional dessas unidades no DF, prejudicando mais ainda o funcionamento das emergências, pois usavam os mesmos profissionais da rede. Além disso, o Ministério Público tinha conhecimento de que por trás dessa política nacional havia desvio de recursos para uma metalúrgica do Rio de Janeiro, a Metalúrgica Valença, que produziam as unidades de lata”. Processos: 2012.01.1.133470-7 e 2014.01.1.165963-6
Segundo Bisol, a atuação do MP impediu que essa corrupção se alastrasse no DF e conteve os processos de compra de UPAs dessa empresa, em face das graves irregularidades na licitação. Como resultado, a empresa foi condenada à devolução dos recurso ao Fundo de Saúde do DF.
Além disso, o déficit grave de pessoal constatado nesse primeiro trabalhou gerou a segunda força-tarefa, que em 2017 trouxe uma radiografia dos aspectos relacionados a escala de serviço, absenteísmo, cargos e especialidades, política de recursos humanos, movimentação de servidores e infraestrutura. Uma investigação conjunta foi instaurada com a Controladoria-Geral do DF, a Câmara Legislativa e a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde.
O grupo auxiliou a atualização e revisão do “Manual de parâmetros mínimos da força de trabalho para dimensionamento da rede”. Outros produtos entregues à SES: reestruturação orgânica da Sugep, recomposição e qualificação da força trabalho e monitoramento mensal do indicador de absenteísmo. Por último, o trabalho do grupo resultou no 1º HackSaúde DF.
Confira aqui os resultados.
Leia mais
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial