Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Campanha “Mulheres que Fizeram História”

MPDFT

Menu
<

mulheres que fizeram historia notaOs Núcleos de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ((NDH/MPDFT) lançaram a campanha “Mulheres que Fizeram História”. A iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade a mulheres brasileiras que foram figuras históricas importantes, inclusive na luta pela igualdade racial e de gênero no país.

Por meio de postagens nas redes sociais do MPDFT serão divulgadas as trajetórias de personalidades. O início da campanha ocorreu em 25 de julho e fez alusão ao Dia da Mulher Negra, cuja data, no Brasil, homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola do século 18. Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será a vez de Dandara dos Palmares ser homenageada. No fim do século 18, Dandara teve um importante papel no no quilombo dos Palmares, um dos marcos da resistência contra o regime escravocrata brasileiro.

A lista também conta com Ana de Barandas (escritora e poetisa), Maria Firmina dos Reis (escritora), Jerônima Mesquita (líder feminista) e Carlota de Queirós (médica, escritora, pedagoga e política brasileira), Mãe Menininha do Gantois (mãe de santo), Antonieta de Barros (professora, política e feminista), Isabel de Mattos Dillon (primeira mulher a votar no Brasil) entre outras personalidades.

Peças:

Cards para as redes sociais

.: voltar :.