Apresentação
Preocupado com o consumo de drogas no DF, que tem gerado, por consequência, grande demanda das atividades repressivas desenvolvidas pelo Estado e problemas relacionados à evasão escolar e à violência entre os jovens, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem desenvolvido ações de cunho preventivo para conscientizar a população a respeito dos perigos que o consumo de drogas pode gerar, influenciar para que o jovem não venha a experimentá-las, suscitar o debate no âmbito social e familiar a respeito da questão, aumentar a percepção do risco causado pelo seu consumo e reduzir a demanda por entorpecentes no DF.
Nesse sentido, nos últimos anos, o MPDFT, em conjunto com a agência Borghi/Lowe e outros parceiros, tem criado e veiculado campanhas publicitárias de prevenção ao uso de drogas. Espera-se que essa reunião de esforços esteja trazendo novo alento e esperança para as famílias da comunidade do Distrito Federal quanto à solução do grave problema que tem representado o consumo e a difusão das substâncias psicoativas.
A campanha de 2015
"Suas escolhas deixam marcas". Esse é o tema da nova campanha publicitária de prevenção às drogas do MPDFT. O conceito transmite a ideia de que existem consequências, marcas e sequelas para o usuário de drogas. Essas marcas podem ser inúmeras, sejam elas físicas, psicológicas, familiares e até mesmo sociais.
Foram criados anúncios de mídia impressa, banner para Internet, um filme e um spot de rádio, que serão veiculados nos veículos parceiros, além de cartazes que serão distribuídos para escolas, faculdades e órgãos públicos.
Filme:
Spot:
Mídia Impressa:
Cartaz
;
Busdoor
Mobiliário Urbano
Internet
O conceito, de autoria das universitárias Eduarda Liu e Pâmella Moraes, é fruto do I Concurso de Campanha Publicitária para Ação de Prevenção às Drogas. Pela terceira vez, o MPDFT e a agência de publicidade Borghi/Lowe desenvolvem uma campanha antidrogas, que sã o realizadas de maneira totalmente gratuita, desde a criação, passando pela produção das peças, até a veiculação na mídia. A campanha veiculada em 2011 foi vencedora do Grande Prêmio de "Cases e Mídias Integradas" e do Prêmio Colunistas Propaganda Brasília 2012.
Parceiros
- TV: Globo
- Jornal: Correio Braziliense, Aqui-DF
- Rádio: Clube FM, Antena 1, CBN, Bandnews FM, Brasília Super Radio FM, Transamérica, Rádios Públicas
- Mídia Indoor: Look Indoor, Elevamedia
- Mídia Exterior: All Channel, Cemusa, MPV7 (produção)
- Internet: sites de órgãos públicos, escolas públicas e privadas, faculdades e redes sociais
- Apoio: Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE-DF) e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal