Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - A gravação ambiental feita pela vítima de crime

MPDFT

Menu
<

Thiago Pierobom
Promotor de Justiça do MPDFT

Charles Martins
Promotor de Justiça do MPRS

O presente trabalho tem por objetivo analisar o alcance interpretativo do art. 8º-A, § 4º, da Lei n. 9.296/1996, introduzido pela Lei n. 13.964/2019, que estabelece que apenas poderão ser utilizadas no processo penal as gravações ambientais feitas por um dos interlocutores sem o consentimento do outro “em matéria de defesa”. Indagou-se: são lícitas as gravações ambientais realizadas por vítima de crime? Quanto à metodologia, utiliza-se do raciocínio indutivo com uso de revisão bibliográfica nacional e estrangeira e de decisões judiciais sobre o tema, especialmente dos EUA, Alemanha, Portugal, cortes europeia e interamericana de direitos humanos e do STF.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

Revista Brasileira De Direito Processual Penal, 8(2) - 26/8/2022

.: voltar :.