Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Perdeu, mané

MPDFT

Menu
<

 Ivaldo Lemos Junior
Procurador de Justiça do MPDFT

No reino da humanidade existem pessoas (P), processos (P) e produtos (P). Por exemplo: Ludwig van Beethoven foi a pessoa, “Sonata ao luar” foi/é o produto e o processo foi o tempo, o esforço, os erros, as frustrações, o sono perdido, o impulso de desistir, os boletos vincendos ou vencidos, a mulher reclamando, os cachorros latindo e, porca miséria, o talento investido na composição musical.

Muitas vezes não há relação direta ou congruente entre os vértices PPP (reparem que tudo na vida apresenta uma configuração triangular), embora um não possa existir sem o outro sem se descaracterizar. No mesmo exemplo de Beethoven, a pessoa e o processo não combinavam com o produto. Quem diria que de um apartamento infecto poderia sair uma música tão limpa e organizada. Ludwig ele próprio foi preso como mendigo, duas vezes.

Em outros cenários o produto é tão extraordinário que custa acreditar que seja fruto da mente de seu autor. Shakespeare ilustra isso melhor do que ninguém. Os anti-stratfordianos não engolem que peças esplêndidas tenham sido escritas por um mané, um interiorano sem educação formal e muito distante dos jovens esnobes e intelectualizados de Londres da época. Séculos depois, um ricaço chamado George Fabyan montou um laboratório pioneiro em criptologia para provar que as peças eram de Sir Francis Bacon, mas o projeto foi um fiasco (o fiasco oposto é acreditar que Shakespeare escreveu tudo bem sossegado, numa penada só).

Como você acha que Roger Federer e Eric Clapton chegaram onde chegaram? As pessoas não veem nem querem ver o processo. Quem vai assistir pessoalmente ou pela TV uma partida de Federer ou um concerto de Clapton quer apenas uma grande exibição; o tempo enorme que cada um ficou treinando não interessa. Se sentia dores, se o filho ardia em febre, se estava ali somente pelo dinheiro, nada disso interessa.

Jornal de Brasília - 1/3/2023

Os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

.: voltar :.