Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - A bolsa ou a vida

MPDFT

Menu
<

Ivaldo Lemos Junior
Procurador de justiça do MPDFT

No filme “As palavras”, sujeito cultiva um desejo estranhíssimo: o de ser escritor. Ele arrumou emprego como funcionário no meio editorial, acha que isso já é meio caminho andado, mas não conseguiu ser publicado. Talvez não tivesse talento.

O que é talento? Nada mais do que sinônimo de “facilidade”. Por exemplo, um rapaz hábil com a bola nos pés e que bate embaixadinhas de cair o queixo tem talento para o futebol, ainda que não venha a ser jogador. Para abraçar essa ocupação, são necessários outros fatores, como força física, disciplina etc., que se emulsionam no sacrifício para se ganhar a vida assim. Quem tem tudo mas não talento só vai chegar a determinado patamar, o do esforçado. O talentoso é aquele que faz alguma coisa, qualquer coisa, parecer ser fácil, porque é fácil para ele.

Voltando ao escritor frustrado: ele viaja (como se as inquietações a lhe torturar não fossem junto) e sua mulher o presenteia com uma bolsa de segunda mão, comprada numa loja de antiguidades. O que ninguém desconfia é que, dentro da bolsa, jazia há décadas um romance completo, de paternidade desconhecida.

Ele encontra a obra, lê-la febrilmente e toma uma decisão fáustica: apresenta-a à editora onde trabalha como se fosse um original seu. Não ousou modificar nada, não há sequer uma vírgula de autoria colateral. E aí sim, faz sucesso, ganha prêmios. Nem sua mulher sabe que sua vida passa a ser uma farsa fabulosa. Até que um dia – bom, você adivinha o que acontece.

Agora vamos supor que o criador das obras de Shakespeare não tenha sido aquele Shakspeare (sic) da zona rural, filho de pais analfabetos, obscuro ator de teatro que foi tentar a vida na capital sem formação intelectual conhecida. Se Shakspeare não foi Shakespeare, ele também deitou na cama da genialidade armada em autoria colateral. Como escritor, talvez tenha sido um grande ator.

Jornal de Brasília - 3/7/2024

Os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

.: voltar :.