Ivaldo Lemos Junior
Procurador de justiça do MPDFT
Escrevo quase semanalmente no Jornal de Brasília desde 2007. Houve pausas em duas ocasiões, mas cá foram lançadas centenas de artigos. São a maioria de um total de 740, de acordo com o currículo Lattes. Outros mais virão, pretendo chegar à meta de 1000. Isso me ajuda a manter acesa a chama do estudo, da produtividade, da criatividade, ou seja, da sanidade intelectual. Sou grato ao MPDFT e ao Jornal de Brasília por tudo.
Há tempos escuto sugestões para organizar uma coletânea, mas nunca gostei da ideia. Quando a peça é publicada, leio uma ou duas vezes, encaminho para pessoas próximas e o Ministério Público divulga internamente. Depois, para mim, aquilo é página virada e vamos em frente. Fazer uma compilação significaria recuperar algo ultrapassado, um requentamento sem sentido nem utilidade. No fundo, talvez chumbasse algum receio de encontrar surpresas desagradáveis, ou seja, material fraco, que deveria ter sido descartado – mas esse desconforto ao menos tem o lado positivo de mostrar evolução e discernimento.
Pois um dia mudei de opinião e resolvi partir para a coletânea. Recuperei cerca de 480 artigos, a fim de garimpar 300. De fato, havia coisas ruins, que caíram no esquecimento e assim ficarão. Mas resgatei os 300, fiz uma reforma geral em todos eles, sempre ampliando, pois já não havia mais as limitações de espaço que o periódico exige. Embaralhei assuntos e datas, a fim de que o leitor nunca soubesse o que vinha em seguida. Juntei algumas peças como se fosse uma só e também trouxe um pouco de material inédito.
O resultado final é “Eu sou Spartacus”, preparado pela Gazeta Jurídica, a melhor editora do mundo. A noite de autógrafos será no dia 22 de outubro de 2024, das 18 às 21 horas, no prédio da Yolo/Consult, localizado no Setor de Clubes, Orla do Lago Sul, ao lado da pizzaria Avenida Paulista. Apareça, se puder.
Jornal de Brasília - 17/10/2024
Os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.