Ivaldo Lemos Junior
Promotor de Justiça do MPDFT
Porque deixaram de existir partículas elementares últimas, para alguns físicos talvez jamais se atinja o fundo íntimo da matéria, sendo sempre descobertas novas subdivisões das partículas elementares; isso corresponde ao colapso da ideia de constituição do fundamento obscuro de tudo quanto existe. "A matéria se abre para a pesquisa ‘ad infinitum'; não é mais concebida como substância primária", diz Karl Jaspers, que conclui: "todos os corpos são aparências e não realidades fundamentais. A essência da matéria permanece indefinida".
Se isso for verdade, e parece que o é - a não ser que um dia haja uma nova e estranhíssima revolução copernicana, que provará "cientificamente" o contrário das descobertas que hoje se afirmam como "irrefutáveis" -, está comprometida a idéia de auto-identidade que resista às mudanças no tempo, porque a matéria pode não necessariamente ser conservada, mas destruída e criada. "O universo mostra-se agora não como uma coleção de coisas, mas como um campo de interação de eventos ou processos" (Popper).
Essa preocupação também pertence ao território do direito, com as chamadas teorias puras, que buscaram considerá-lo apenas e tão-somente em si mesmo. É comezinho que o direito tenha pontos em contato com a economia, história, religião, moral, engenharia, medicina, contabilidade, informática etc. Um autor famoso, Kelsen, tentou filtrar aquilo que seria apenas jurídico, sem a interferência de outras disciplinas, por mais enriquecedoras que elas possam ser.
Isso também já aconteceu, dentre outros, com a biologia e com a filosofia. Esta, por sinal, se tem por objeto por excelência o distanciar o homem de sua própria cultura - distanciar para cima e não para baixo, porque neste caso dificilmente se resiste à tentação de transformá-la em simples "crítica" ou instrumento de práxis política --, parece que a filosofia não tem outra coisa a fazer a não ser se lançar perpetuamente em busca do santo graal do conhecimento, por mais que a missão seja impossível.
Jornal de Brasília