Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Lá no Goiás?

MPDFT

Menu
<

Inácio Neves  Filho
Promotor de Justiça do MPDFT

A frase “lá no Goiás” está certa? Alguns nomes substantivos não aceitam artigos quando não estão determinados por algum qualificativo. Ninguém gosta da Brasília, mas de Brasília; meu pai veio da  Espanha e minha mãe, de Portugal; gostei muito de Londres, de Paris e de Barcelona, são alguns dos exemplos.

Goiás (estado federativo) é um desses nomes que não aceitam artigo, a não ser quando seguidos ou precedidos por uma palavra ou expressão qualificativa. Agora, se dermos alguma qualidade ao nome “Goiás”, a coisa muda de figura. “É como se diz lá no Goiás das grandes fazendas”. “Ninguém gosta da Brasília dos políticos desonestos”. 

A questão é gramatical, mas, tem a ver, também, com a palatabilidade do diálogo, cujo objetivo é agradar a audição do ouvinte. 

A interação é melhor quando o vocabulário dos interlocutores se aproximam morfológica e foneticamente.

Se me perguntam se sou do Goiás, respondo: "sim, e você, é do Flamengo?” O trocadilho jocoso permite à pessoa entender que não se deve utilizar o artigo quando a referência é ao Estado de Goiás. É o mesmo que perguntar à alguém se ele nasceu no São Paulo, no Minas, ou no Bahia.

O tema aparenta insignificância e excesso de goianidade. Porém, para uma conversação eficaz, importa, além do vernáculo, aspectos de agradabilidade auditiva e estética, como o coloquialismo gustativo do diálogo.

 Então, a frase "lá em Goiás" é a correta, devendo ser abandonada a expressão "lá no Goiás”. Se é verdade que, em matéria de ortografia e retórica não há rigidez absoluta, não é menos verdade que a eloquência na comunicação verbal, além de tornar o diálogo inteligível, conchega a alma - não só dos interlocutores, mas de todos os participantes da conversa.

Jornal de Brasília - 11/11/2013

.: voltar :.