Inácio Neves Filho
Promotor de Justiça do MPDFT
Com a participação de Oscar Motomura, executivo e facilitador sênior dos programas de atualização de líderes da Amana-Key, empresa de consultoria especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança, o MPDFT lançou, recentemente, o projeto "Repensar – Repensando o Ministério Público como agente de transformação social".
A iniciativa busca extrair o pensamento da classe sobre temas que põem em relevo a missão institucional do ministério público com vistas a uma maior aproximação com a sociedade, com reflexões sobre a identidade, a eficiência, a produtividade e o futuro da instituição. O relacionamento externo do MPDFT com o poder executivo, o legislativo, o judiciário, a defensoria pública, a OAB, as polícias civil e militar e os tribunais de contas, também pautam o Repensar.
Com a participação de 224 membros, o projeto teve início por ocasião do II Encontro do Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça do MPDFT, ocorrido em 30 e 31 de maio últimos. A compreensão é a de que os anseios da coletividade podem ser atendidos de forma cada vez mais eficaz, com transparência e publicidade das atividades desenvolvidas.
Foi tônica do encontro questões sobre como o MPDFT pode ter maior diálogo com o poder executivo na formulação de políticas públicas e como isso deve ocorrer em relação aos órgãos do sistema de justiça e de controle. Houve consenso quanto à necessidade de mudança de paradigmas no MPDFT em temas relacionados a interesses difusos e coletivos, como a fiscalização ao Poder Público na implementação das políticas públicas.
Enfim, o Repensar busca pôr em prática a excelência dos processos de preparação do MPDFT para o futuro, com a conexão discurso-ação em questões éticas e de responsabilidade econômica, social e política.
Jornal de Brasília - 9/6/2014