Davi Mendonça Normandes
Servidor do MPDFT
No bestseller de Malcolm Gladwell, Outliers (Fora de Série, em português), o escritor analisa as características de algumas pessoas extraordinariamente bem-sucedidas. Entre as personalidades citadas na obra, encontra-se o bilionário e um dos homens mais ricos do planeta, Bill Gates. O autor, com uma perspectiva diferenciada, delineia o sucesso como um conjunto de fatores combinados em torno de um contexto específico. Dos fatores ressaltados, um torna-se regra em comum a todos os “fora de série”. Para ser mais preciso, um número: dez mil horas de envolvimento com a atividade profissional.
Como é natural, esse número já foi criticado e existem teorias completamente opostas a essa constatação de Malcolm, mesmo ele deixando claro na sua obra que, para se tornar um outlier, é necessário um conjunto de fatores e não apenas o esforço. Entretanto, esse número traz reflexões profundas a respeito da correlação entre tempo, esforço e habilidade no âmbito profissional e, também, no pessoal. Na história da humanidade, diversos foram os vultos que se destacaram em nível mundial nas mais distintas áreas do conhecimento: ciências, artes, filosofia etc. São indivíduos que mudaram e transformaram paradigmas culminando inevitavelmente no progresso global. Entre os agentes do progresso, há as criaturas que se destacaram pelas qualidades morais de caridade e fraternidade.
Analisando a premissa do autor em relação aos indivíduos que se destacaram pelo exemplo e pela vivência de um comportamento virtuoso, é possível identificar a clara vinculação de tempo e de esforço envolvidos no aprimoramento moral, diferentemente da expectativa imediatista, para atingir o patamar da benemerência. Esses seres humanos, com certeza, passaram bem mais que dez mil horas no burilamento dos próprios sentimentos.
Jornal de Brasília - 27/3/2017
O MPDFT informa que todos os textos disponibilizados nesse espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da Instituição.