Procuradora de Justiça do MPDFT
Aqui e acolá, sempre encontro alguém que já ouviu, ou cantarolou, a letra dessa música – Cidadão – eternizada nas vozes de Luiz Gonzaga ou de Zé Ramalho. Com linguagem simples, o autor fala das agruras daquele homem que trabalha, mas não pode desfrutar de um bem ou de um serviço público. Realidade cruel que afronta todos dias as pessoas Brasil afora e também na própria capital do país. Mas quem é cidadão?
É a pessoa que tem direitos individuais (vida, dignidade, liberdade etc) e sociais (trabalho, educação, saúde etc); que participa do destino da sociedade zelando pelo bem público e participando da fiscalização da atuação do Estado; é aquela que vota, ou é destinatária desse voto; é o agente do Estado – cidadão investido de funções públicas, que tem o dever de atuar com legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos.
Assim, a cidadania é construída no nosso dia a dia pela reafirmação e realização de nossos direitos individuais e coletivos e pelo reconhecimento do papel de cada um na busca do bem comum, atuando sempre que possível para promovê-lo com ações positivas ou, simplesmente, cumprindo nossos deveres.
Jornal de Brasília - 8/5/2017
O MPDFT informa que todos os textos disponibilizados nesse espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da Instituição.