Foram enfatizados temas como priorização do transporte público e dos modos ativos de deslocamento, acessibilidade e gestão eficiente do sistema
Foi realizada, nesta quarta-feira, 10 de julho, a primeira audiência pública sobre a atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e a elaboração do Plano de Mobilidade do Distrito Federal (PlanMob). A Rede Urbanidade participou das discussões com o envio de contribuições à consulta pública aberta pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). A audiência foi realizada no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).
Entre as contribuições apresentadas pela Rede ao conteúdo dos dois planos estão a priorização do transporte coletivo e dos modos ativos de deslocamento, a definição de rotas acessíveis para locais de interesse público, o aperfeiçoamento do sistema cicloviário, a implantação de bicicletários e paraciclos em áreas de grande movimento, o acesso à informação em tempo real sobre linhas e horários do transporte público, a exigência de nova licitação do sistema de transporte público coletivo e a transição para trilhos nos eixos de alta capacidade.
Segundo o documento, a atualização do PDTU e elaboração do PlanMob são “uma “oportunidade para a promoção de verdadeira mudança de paradigma no que diz respeito à mobilidade urbana no Distrito Federal, voltada para a construção de cidades para pessoas, e não para automóveis, realmente comprometida com a proteção da vida, com a dignidade humana, a igualdade de condições no acesso à cidade e a preservação do meio ambiente”.
O promotor de justiça e coordenador da Rede, Dênio Augusto de Oliveira Moura, reforçou a importância da participação popular nesse processo. “Tanto o PDTU quanto o PlanMob têm impacto direto em toda a sociedade do Distrito Federal e dos municípios vizinhos. Por isso, deve existir um diálogo aberto e transparente com todos os interessados”, avaliou.
Clique aqui para conhecer as contribuições da Rede Urbanidade ao PDTU e ao PlanMob.
Iniciativa
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial