Integrantes da Rede Urbanidade e órgãos de segurança pública e mobilidade urbana do Distrito Federal reuniram-se, na quarta-feira, 31 de julho, para discutir a organização do 13º Fórum Mundial da Bicicleta (FMB) e do 11º Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo - Bicicultura. Os eventos ocorrerão simultaneamente em Brasília, entre 4 e 8 de setembro, com a presença de ciclistas entusiastas da bicicleta do Brasil e do exterior. A programação inclui oficinas, debates, passeios de bicicleta e atividades culturais.
A reunião, intermediada pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), teve o propósito de solicitar o apoio do poder público para garantir a segurança e a mobilidade dos participantes durante os eventos. De acordo com o promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, trata-se de oportunidade excepcional para promover a cultura da mobilidade por bicicleta e para chamar a atenção das autoridades federais e locais sobre a necessidade de mais apoio a esse modal. “A bicicleta tem sido uma das principais apostas de países avançados diante dos desafios da mobilidade, mas, para isso, é necessário que haja investimento em infraestrutura e segurança, entre outros incentivos à utilização desse modo de deslocamento saudável e ecologicamente sustentável”, afirmou o promotor de justiça.
Entre os principais encaminhamentos, foi acordado que a Secretaria de Segurança Pública realizará nova reunião para o detalhamento dos eventos, com a presença do Ministério Público e dos órgãos e entidades públicos competentes, e que uma vistoria conjunta será realizada nos trajetos a serem utilizados pelos ciclistas durante os encontros.
Para a coordenadora geral da Rodas da Paz, Ana Carboni, essa é uma oportunidade única para ampliar conhecimento e compartilhar soluções de mobilidade ativa, ressaltando a importância de investimentos para fomentar esse tipo de deslocamento.
Na ocasião, também foi destacada a importância dos eventos e do tema para a cidade de Brasília.
Além de integrantes da comissão organizadora, o encontro contou com representantes das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Novacap e da Administração Regional de Brasília.
A Rede Urbanidade
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O objetivo do grupo é assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial