Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza audiência pública sobre áreas de risco na Fercal

MPDFT

Menu
<

Procurador-Geral de Justiça compõe mesa da audiência públicaO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios realizou audiência pública, nesta quinta-feira, sobre a remoção de moradores em áreas de risco na Fercal. A Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Deputada Érika Kokay, entregou relatório sobre vistoria feita no local ao Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Azeredo Bandarra.

 

Ficou acertado durante a reunião que o Promotor de Justiça Militar Mauro Faria, a Promotora de Justiça de Defesa da Comunidade, Marilda dos Reis Fontineli, e técnicos da Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística e da Divisão de Perícias do MPDFT irão, amanhã pela manhã, à Fercal para avaliar a situação do local.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do DF apresentou aos representantes do Ministério Público levantamento realizado entre setembro Moradores da Fercal protestam em frente ao MPDFTe dezembro do ano passado, que aponta 48 áreas de risco na região. Em relação à operação de remoção, que está sendo realizada desde sexta-feira passada, 18 de janeiro, o último balanço indica que 30 casas foram demolidas e há 170 em situação de risco.

A Deputada Érika Kokay falou da preocupação dos moradores com relação aos critérios usados na definição das áreas de riscos, além de trazer queixas da comunidade a respeito da abordagem realizada pelas equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar encarregadas de fazer a transferência das famílias. A Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, Eliana Pedrosa, afirmou que, preferencialmente, as pessoas que têm vínculos de trabalho com a Fercal deverão continuar residindo na região e as demais que necessitarem ser transferidas irão para loteamento em Samambaia.

Também participaram da audiência, a Subsecretária de Direitos Humanos, Maria da Guia Lima; o Corregedor-Geral do DF, Roberto Giffoni; o Promotor de Justiça Militar Nísio Tostes; a Promotora de Justiça Alessandra Queiroga, como representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais; a Promotora de Defesa da Ordem Urbanística Larissa Almeida; o Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Luciano Coelho Ávila e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Karel Ozon Monfort Couri Raad.


.: voltar :.