O curso de formação de Promotoras Legais Populares entra em sua quarta edição no ano de 2008. O objetivo é capacitar mulheres, preferencialmente líderes comunitárias, em noções de direito e cidadania para fortalecer a rede de apoio às mulheres do Distrito Federal.
O curso Promotoras Legais Populares existe há mais de doze anos no Brasil, quando foi implementado no Rio Grande do Sul. Desde então outros estados, como foi o caso de São Paulo, adotaram o projeto de forma exitosa. Em 2005, uma parceria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios com a Universidade de Brasília e as organizações não-governamentais AGENDE e Centro Dandara de Promotoras Legais Populares propiciou a implementação da experiência no Distrito Federal. Desde então, três turmas foram formadas. No último ano, uma grande cerimônia reuniu Membros do MPDFT e alunas do curso para receberem seus diplomas.
As aulas acontecem aos sábados, pela manhã, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UnB, durante um ano. Os professores são representantes da sociedade civil, militantes do movimento de mulheres, estudantes da Universidade de Brasília e operadores do direito, entre os quais Membros do MPDFT.
As mulheres interessadas em participar do curso devem comparecer ao Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília (UnB), localizado na CNN 1, Bloco E, sobreloja, Ceilândia/DF (ao lado do supermercado Tatico), no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, às 9h30. As inscrições serão feitas no local e a aula inaugural acontecerá no dia 1º de março de 2008.
Mais informações: Núcleo de Gênero Pró-Mulher (MPDFT): 3343-9998 e 3343-9840