A cartilha Feira do Produtor Rural Benedito Dantas dos Santos - Feira do Pedregal foi lançada na manhã deste domingo. Resultado de uma parceria entre Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Administração da Feira, a publicação enumera direitos e deveres dos feirantes e esclarece o papel dos fiscais, do MP e das Polícias Civil e Militar em relação à feira. A cartilha será distribuída gratuitamente a todos os feirantes cadastrados que trabalham no local.
Durante o lançamento da cartilha, o Promotor-Chefe da Promotoria de Santa Maria, André Luiz Pereira do Lago, lembrou que a Feira do Pedregal existe há mais de 30 anos e é a segunda maior feira aberta do país. O Promotor lamentou que o espaço esteja sendo utilizado por algumas pessoas para a prática de atos ilícitos. “É importante que todos leiam atentamente a cartilha, que ensina como agir para denunciar casos de ilegalidade, e procurem dar a essas informações a maior publicidade possível” disse.
A Juíza de Direito de Goiás Alessandra Gontijo do Amaral destacou a importância da Feira do Pedregal para a economia e o lazer da região: “Estamos aqui para preservar e proteger a feira, que garante o sustento de muitas pessoas honestas, e ninguém melhor do que a própria população para ter consciência dos erros e denunciá-los” afirmou. no sentido de prestar orientações e garantir a tranquilidade de feirantes e clientes.
Em seguida , realizou a formatura dos 29 agentes de estacionamento que participaram da Rede de Apoio à Segurança (RAS), projeto desenvolvido pela instituição. Eles foram treinados em relações humanas, segurança e polícia comunitária, e receberam dos policiais orientações práticas para identificar veículos que correm o risco de ser roubados e prevenir essas ocorrências. Já participaram do projeto frentistas e recepcionistas de hotéis da região, e na próxima fase quase 300 vigilantes receberão o treinamento.
Participaram do lançamento a prefeita do Novo Gama, Sônia Chaves, os Promotores de Justiça do MPDFT Cláudio Henrique Portela do Rego, Alexandre Chmelik Pucci, Eduardo Gazzinelli e Luis Gustavo Maia Lima, os Promotores de Justiça do MPGO Vanessa Goulart Barbosa e Rafaello Boschi Isaac, além de vereadores do município do Novo Gama e integrantes da Rede de Apoio à Segurança.