O dia do meio ambiente, comemorado em 5 de junho, trouxe ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) uma semana de consciência ambiental. A Promotoria de Brazlândia organizou exposições e palestras para mostrar ao público a importância de adotar atitudes ambientalmente corretas.
Apesar de ocupar apenas 10% da área total do Distrito Federal, Brazlândia é responsável por 10.354 empregos na área rural, porcentagem importante para o setor no DF. Denise Rocha, Promotora-Chefe substituta, lembrou a importância de eventos como este e destacou a preocupação constante da Promotoria de Brazlândia em preservar o patrimônio da cidade.
Na abertura do evento, realizada no dia 2 de junho, a professora Nelma Maria Portela, coordenadora do Projeto Agrinho e integrante do Conselho de Segurança Escolar do CAIC, organizou uma exposição de objetos artesanais. Promoveu, ainda, uma oficina de reciclagem para destacar a importância no cuidado com a natureza.
No dia 3, o analista processual Anthony Brandão ministrou palestra sobre as unidades de conservação das áreas de proteção ambientais de Brazlândia. Brandão alertou sobre a destinação inadequada do lixo que, a longo prazo, prejudica o meio ambiente. No dia seguinte, foi a vez da Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Brazlândia (Adesb) mostrar seus trabalhos e projetos para o ecoturismo da região. Na quinta-feira, 5 de junho, a Servidora Maristela Rodrigues tratou do tema Agenda Ambiental na Administração Pública.
Na sexta, 9 de junho, para encerrar o evento, o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Brazlândia Ricardo Attuchi mostrou o lado verde de Brasília, seu potencial, as oportunidades e ameaças ao meio ambiente. Attuchi apresentou um panorama da situação de Brazlândia na área rural. Segundo ele, o espaço rural não é apenas um meio de produção agropecuário, mas também fornece sobrevivência para milhares de trabalhadores. O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) José Nilton Campelo mostrou dados e estatísticas de Brazlândia. Os números mostram que 65% do abastecimento de água do Distrito Federal vem da cidade, assim como 39% das hortaliças e 29% das frutas. Além disso, as belezas naturais da cidade colaboram com o desenvolvimento e incentivam eventos culturais na região.