Alunos da rede pública de ensino de Santa Maria participarão do Concurso Escolar Drogas e Trânsito: A Educação como Fator de Prevenção e Exercício da Cidadania, que será realizado amanhã, no auditório do Centro de Ensino Especial nº 1 de Santa Maria (CL 208 área especial), das 9h às 18h.
O objetivo é incentivar a criatividade das crianças e adolescentes com trabalhos sobre o trânsito, a cidadania e a prevenção ao uso de drogas. Para participar, as escolas preencheram uma ficha na Diretoria Regional de Ensino da cidade. As inscrições estão encerradas. Os alunos que produzirem as melhores obras receberão prêmios no evento.
Categorias e Prêmios
O concurso escolar é dividido em quatro categorias. A primeira delas, voltada para alunos do ensino infantil e do ensino especial, atinge quatro escolas de Santa Maria. Os alunos deverão produzir um cartaz sobre o tema do evento. O autor do melhor trabalho receberá um computador de brinquedo. A segunda categoria é para alunos das doze escolas que têm ensino fundamental em suas séries iniciais. Os alunos deverão fazer uma poesia ilustrada e declamada sobre o tema. O vencedor ganhará um patinete.
Outras oito escolas de Santa Maria que têm ensino fundamental em séries finais e educação de jovens e adultos (primeiro e segundo segmentos) podem participar da terceira categoria, que premiará o grupo de até 10 alunos com a melhor coreografia e paródia sobre trânsito, cidadania e combate ao uso de drogas. Cada um dos vencedores ganhará um MP4 e duas bolsas de estudos da Wizard serão sorteadas entre eles. Na quarta categoria, grupos de até 20 alunos do ensino médio e educação de jovens e adultos (terceiro segmento) deverão produzir uma apresentação cênica sobre o tema. Todos os vencedores serão premiados com um MP4 e uma bolsa da escola Obcursos será sorteada. Quatro escolas de Santa Maria podem se inscrever nesse nível do concurso.
As escolas dos alunos vencedores receberão projetores de imagens para incentivar o uso de tecnologias no ensino. O evento é mais uma realização do projeto Trânsito com Consciência, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito de Brasília. Também promovem o concurso a Promotoria de Justiça de Santa Maria, o Conselho de Políticas sobre Drogas do Distrito Federal (Conen), o Departamento de Trânsito do DF (Detran) e a Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria.