Será realizado no próximo dia 22, na Estrutural, ato público pelo fim da violência contra as mulheres. O evento, que acontece na Praça Central, a partir das 10h, marca o início da Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres no Distrito Federal. O Núcleo de Gênero Pró-Mulher, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), é parceiro da Campanha e também apóia o evento, que terá apresentações artísticas e culturais.
A Promotora de Justiça Laís Cerqueira, Coordenadora do Núcleo, estará presente, acompanhando as alunas do IV Curso de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal. (Clique aqui para conhecer o curso).
Os realizadores do ato são a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e a AGENDE - Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a CUT/DF e sindicatos filiados, Fórum de Promotoras Legais Populares (PLP), Marcha Mundial de Mulheres, Escola Livre da Estrutural, Movimento de Mulheres da Estrutural e o Mandato da deputada distrital Érica Kokay (PT).
O que é a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres?
A campanha mundial é realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil, ela começa mais cedo - 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como forma de destacar a mulher negra, que sofre dupla discriminação: racial e de gênero. A Campanha é coordenada pela AGENDE, que articula as ações nacionais desde 2003, e co-promovida pela SPM/PR. A Campanha conta, ainda, com a parceria de 30 redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos, órgãos do Executivo e Legislativo Federal, empresas públicas, estatais e privadas e representações das agências das Nações Unidas no Brasil. No Distrito Federal, a campanha tem o apoio do Núcleo de Gênero Pró-Mulher.