O Promotor de Justiça de Entorpecentes José Theodoro Corrêa de Carvalho representou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios na I Semana de Combate ao Crack, realizada no Centro de Educação Fundamental 619 da Samambaia. O evento, que é uma iniciativa da TV Record, tem o objetivo de conscientizar jovens de escolas públicas de cinco cidades-satélites sobre os perigos das drogas, em especial, o crack.
Ceilândia, Taguatinga, Gama e Santa Maria foram as outras cidades que tiveram escolas visitadas por representantes do Ministério Público, das Secretarias de Educação e Saúde, do Batalhão Escolar e de Centros de Tratamento de dependentes químicos na última semana. Os encontros ofereceram aos jovens a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre drogas com especialistas no tema.
O Promotor José Theodoro respondeu às questões jurídicas. Ele esclareceu, por exemplo, que um traficante de drogas pode ficar detido de cinco a 15 anos, e que um usuário tem que prestar serviços comunitários durante cinco meses, além de ser internado em clínicas de tratamento. As escolas selecionadas pela TV Record estão localizada nas regiões que registram maior incidência de tráfico de drogas e criminalidade.