Alunos de 50 escolas públicas do Distrito Federal participaram, na manhã de hoje, do Festival da Alegria. O evento foi promovido pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para promover o esporte como forma de combater a violência nas escolas. Durante o encontro, o Governador José Roberto Arruda distribuiu kits com material esportivo contendo bolas, redes, jogos de tabuleiro e coletes.
Segundo Arruda, o objetivo do projeto é levar segurança para o perímetro escolar por meio do esporte. “A educação não existe sem o esporte. Queremos ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades saudáveis”, afirmou. O Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra, lembrou que o Grupo de Apoio à Segurança Escolar (GASE), do MPDFT, trabalha para promover a cultura de paz entre os jovens. “A preocupação do Ministério Público é uma educação de qualidade, que possa mudar o destino do Distrito Federal e do Brasil.”
Também estiveram no evento o Promotor Rubin Lemos, Coordenador do GASE, o Secretário de Esportes, Aguinaldo de Jesus, e o Secretário de Educação, José Luiz Valente.
Festa e música
O diretor do Centro de Ensino Fundamental 619 de Samambaia, Odair José de Souza, espera que o esporte leve mais segurança para a comunidade. “Nas cidades mais pobres, sem muitas opções de lazer, a escola acaba sendo uma referência para todos, e é lá que devemos trabalhar”, acredita.
Para a estudante Jéssica Lais, do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 206 do Recanto das Emas, a escola já é ótima. “Com mais esporte, vai ficar ainda melhor”, comemora.
Mas a manhã não foi só de esportes. As apresentações musicais animaram estudantes e professores. Além de músicos da cidade, o público assistiu o grupo de dança do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF) e a banda Acorde, do Centro de Ensino Especial n. 1 de Taguatinga. Os alunos interpretaram a percussão da música We will rock you, do grupo Queen.