Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT requisita esclarecimentos de órgãos públicos sobre expansão do Sudoeste

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) pediram esclarecimentos sobre a expansão do Setor Sudoeste, durante reunião realizada, na tarde desta terça-feira, no Edifício Sede do MPDFT.

Os Promotores de Justiça Paulo José Leite, da Prourb, e Ana Cláudia Manso, da Prodema se reuniram com entidades públicas do Distrito Federal para saber como está o processo fundiário e ambiental da área de 140 mil metros quadrados que fica próxima ao Parque das Sucupiras, no Sudoeste.

O Ministério Público cobrou estudos mais profundos sobre os impactos ecológicos, no trânsito e na densidade demográfica da região que deve receber duas quadras, com aproximadamente 22 prédios. O número de unidades imobiliárias por bloco também foi objeto de questionamento por parte dos Promotores de Justiça

A Novacap alertou sobre a  infra-estrutura de drenagem pluvial que já atingiu o volume máximo da rede. O representante da entidade afirmou que a rede pluvial do Sudoeste não suportará o aumento da demanda com a criação do novo setor .

Segundo o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Gastal, o Instituto só é a favor da expansão se as unidades forem de três e quatro quartos, conforme acordo prévio feito com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A Caesb informou que o aumento populacional já está previsto no plano de crescimento da empresa. É necessário, entretanto, a ampliação do sistema de tratamento de esgoto/ água por meio da construção/ampliação de elevatória para atender a nova área.

O tráfego na região foi um dos temas que mais chamou a atenção do Ministério Público. O Detran já está realizando estudos de impacto no trânsito. O representante do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) afirmou que também irá elaborar estudo sobre a área, devido aos reflexos do acréscimo de veículos na Estrada Parque Indústria e Abastecimento.

Também participaram do encontro representantes do Ibram, do Instituto Chico Mendes, da Agência Reguladora de Águas e Saneamento no DF  e da CEB.

.: voltar :.