Os Promotores de Justiça Ivaldo Lemos Júnior e Celso Leardini apresentaram o Ministério Público do Distrito Federal para estudantes de direito da Faculdade Alvorada, na manhã desta quinta-feira. A visita faz parte de um projeto pedagógico da faculdade, com o objetivo de mostrar as diferentes áreas de atuação dos profissionais de Direito.
Para o Coordenador Administrativo de Brasília I, Ivaldo Lemos, o Ministério Público tem várias atribuições e áreas de atuação. Exemplificou alguns projetos da Instituição, como o Pai Legal, e ações como a campanha “O que você tem a ver com a Corrupção?”. O Promotor ressaltou para os alunos a importância de se manter sempre atualizado. “As inovações acontecem sempre, como no Código de Defesa do Consumidor e na própria legislação. Temos que ser eternos estudantes”, disse.
A seguir, o Promotor de Justiça do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial Celso Leardini explicou que o NCAP atua no sentido de assegurar o respeito aos direitos individuais, através de investigações, visando prevenir as falhas e os abusos.
A coordenadora do curso de Direito da Faculdade Alvorada e Procuradora de Justiça do MPDFT, Tânia Maria Nava Marchewka, enfatizou a importância da interdisciplinariedade, que consiste na integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, com o intuito de formar profissionais conscientes. “Esse novo perfil profissional tem como característica visualizar o papel social, político, econômico e jurídico”. Ao final, os estudantes conheceram as instalações da Instituição.