Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e Caesb discutem tratamento de esgotos no DF

MPDFT

Menu
<

Promotores de Justiça da Assessoria de Políticas Institucionais (API), da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 2 de junho, com representantes da Caesb, para debater a questão dos resíduos sólidos no Distrito Federal.

O Presidente da Caesb, Fernando Leite, informou que quase 100% do esgoto do Distrito Federal é tratado. Entretanto, o lixo produzido no DF e nas cidades do entorno “é uma questão preocupante” pelos sérios riscos de contaminação dos mananciais hídricos na região do entorno, que estão fora da atribuição do GDF. A Caesb tem estudos para uma política regional de coleta e destino final dos resíduos sólidos. Um dos objetivos é preservar a Bacia do Descoberto, um dos maiores mananciais de água do DF.

Os técnicos alertaram para a necessidade da regionalização da distribuição da água e da coleta de resíduos sólidos por bacia hídrica e não por limites geopolíticos. A Caesb também apresentou aos Promotores de Justiça projeto do Centro Ambiental de Recuperação de Resíduos Sólidos Urbanos. A proposta do Centro é tratar o lixo urbano de forma ambientalmente correta, com a recuperação do aterro do Jóquei, sem a criação de novos aterros.

.: voltar :.