A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) está coordenando uma série de ações para a retirada de veículos de tração animal das ruas do Distrito Federal. O objetivo é evitar maus-tratos contra cavalos utilizados pelos carroceiros.
Em conjunto com o Instituto Brasília Ambiental, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seapa), o Detran, a Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda, Companhia de Polícia Ambiental e a Secretaria de Defesa do Solo e da Água, a Prodema realizou operações de fiscalização dos veículos de tração animal em várias regiões administrativas do DF. As mais recentes foram realizadas nos dias 23 de junho, no Plano Piloto, e 7 de julho, em Águas Claras.
Ao abordar as carroças, os fiscais analisam a regularidade dos veículos, as condições de trabalho e a aparência dos animais. Os animais que foram vítimas de maus-tratos são encaminhados a hospitais veterinários e à Seapa. A partir daí, são inseridos em Programas de Educação Ambiental em fazendas conveniadas com o Ibama.
A Prodema expediu Recomendação, em abril deste ano, para que os órgãos do Governo do Distrito Federal exerçam seu papel fiscalizatório no que diz respeito à circulação de veículos de tração animal no DF.
Clique aqui e confira a íntegra da Recomendação.