Foi em clima de curiosidade que cerca de 50 alunos de três turmas de aceleração do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina chegaram ao Tribunal do Júri da cidade, na tarde de ontem. O evento faz parte do projeto Tribunal do Júri: Uma lição de vida, uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Planaltina.
Segundo a Coordenadora Administrativa das Promotorias de Planaltina, Vivian Barbosa Caldas, a ação vai ajudar os adolescentes a perceber as consequências dos atos de violência e as suas devidas punições. A Promotora citou uma pesquisa da Polícia Civil que mostra que jovens de 16 a 30 anos são os mais atingidos pela violência. “Em Planaltina existe o problema das guerras de gangues, onde os adolescentes são as maiores vítimas. Essa é a faixa etária em que mais se mata e mais se morre. Estamos prevenindo para que, no futuro, nenhum de vocês esteja no banco dos réus, ou como uma vítima desse conflito”, explicou Vivian para um público atento.
Para a professora de História Marise Jardim, o projeto vai ajudar os jovens a conhecer as leis e os limites. “O projeto é importante porque mostra que a sociedade é composta por regras que devem ser seguidas. Hoje, por exemplo, já pedi para os alunos tirarem os bonés e eles não hesitaram em respeitar”, disse Marise, que pretende levar a experiência também para sala de aula, com um Júri simulado.
“As pessoas param para pensar”. Foi com essa frase que Maciel Pereira, 16 anos, resumiu a sensação de presenciar um júri pela primeira vez. “A iniciativa é correta e nos ajuda a entender como funciona a justiça”, completou Ranielly Cristina, 16, que também acompanhava atenta o desdobramento do julgamento de dupla tentativa de homicídio.
De acordo com Promotora, a ideia é institucionalizar o projeto que, por enquanto, funciona apenas em Planaltina. “Essa é uma forma de o Ministério Público se aproximar da escola”, completou. Na tarde de ontem, 30 alunos do Centro de Ensino Médio 2 de Planaltina vivenciaram a mesma experiência. A Promotoria pretende agendar com a Regional de Ensino mais encontros para a próxima semana. A meta é que ocorram duas visitações por semana.