Começou hoje, em Brasília, o Seminário: Estádios, Segurança e Condições de Uso, promovido pelo Ministério do Esporte, pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Procurador-Geral de Justiça e representante do CNPG, Leonardo Azeredo Bandarra, participou da abertura do evento, no Auditório do Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.
O seminário, que será realizado até sexta-feira (23), tem por objetivo discutir diretrizes para a integração e efetivação das propostas de normas de segurança, melhoria na prestação dos serviços públicos e medidas de prevenção e combate à violência relacionada às partidas de futebol.
Em seu discurso, Bandarra lembrou que o CNPG e a CBF são parceiros há 3 anos e que esse trabalho conjunto melhorou as condições de segurança dos torcedores, citando como exemplo a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Além disso, o Procurador-Geral ressaltou que o MP já está se preparando para a Copa de 2014. "Com relação a patrimônio público, ordem urbanística e direitos do consumidor o Ministério Público trabalhará para garantir que a Copa seja um sucesso tanto pelas condições ofertadas ao torcedor quanto pelo bom uso dos recursos públicos", afirmou.
Também participaram do seminário o Ministro dos Esportes, Orlando Silva; o Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto; o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto; e o Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), Marcos Túlio de Melo.