A procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Carvalhido, apresentou ontem, dia 8, o novo coordenador local da campanha “O que você você tem a ver com a corrupção?”, o Promotor de Justiça Adjunto Paulo Vinícius Quintela de Almeida. O anúncio foi feito durante a reunião ordinária dos coordenadores estaduais e nacionais, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília. “Entusiasmado com o desafio, espero poder contribuir para que no Distrito Federal a campanha alcance o êxito desejado por todos os envolvidos na nacionalização do projeto”, afirma o promotor.
Durante o evento, que ocorre juntamente com a reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), estão sendo discutidas a atualização das ações da campanha pelo Brasil; as notícias sobre as novas parcerias da campanha; a formatação do planejamento estratégico para o ano de 2013 e a mobilização dos eventos para o dia 9 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção. O encontro vai até hoje, dia 9.
Coordenador da campanha no DF por dois anos, o promotor de Justiça Antonio Suxberger explica que as ações aproximam o Ministério Público da sociedade civil organizada. “Por conta do seu viés pedagógico, ela atua justamente na formação ética e cívica de crianças e adolescentes. Eles são essenciais para o sucesso do nosso trabalho de prevenção”, completa.
A campanha
O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum. O foco são os atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, com vistas à criação de uma cultura de valores e princípios éticos. A longo prazo, espera-se reduzir a impunidade nacional, com a construção de um Brasil mais justo e mais sério. Para isso, é essencial destacar o papel fundamental das condutas diárias.
Idealizada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Affonso Ghizzo Neto, o primeiro passo foi dado em 2004, com a exibição de um desenho animado, num cinema de Chapecó/SC. O vídeo mostrava à sociedade que o combate à corrupção começa com a defesa intransigente da honestidade e dos princípios da ética, inclusive em atitudes pequenas, como tentar furar fila ou lucrar alguns centavos no troco de uma compra.
Até março de 2005 o vídeo já havia sido veiculado nos cinemas das principais cidades do Estado, bem como em todas as escolas da rede estadual. A iniciativa deu início a um ciclo de palestras e debates em colégios, associações e organizações não governamentais. Nesse mesmo ano, a campanha foi vencedora do II Prêmio Innovare: o Judiciário do século XXI, na categoria Ministério Público.
Em 2007, o CNPG aprovou por unanimidade a nacionalização da campanha, na condição de copartícipe, juntamente com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O acordo assinado pelos dois órgãos previa a responsabilização conjunta pela estruturação necessária para a consolidar a campanha, por meio de auxílio técnico e logístico. No ano seguinte, ato do CNPG determinou a institucionalização da campanha no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.