Crianças e adolescentes que participam do projeto “Atividades Mil, Crime Zero!”, de iniciativa da Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça do Riacho Fundo, passaram pelo 2º exame de faixa de Taekwondo. O evento foi realizado na última quarta-feira, dia 30. A troca ocorreu no galpão da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e reuniu alunos, professores voluntários, comunidade local e representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
As aulas de Taekwondo começaram em maio deste ano e são conduzidas pelos professores voluntários William Marques e Jeová de Sousa. Para o mestre William, o esporte é uma ferramenta de inclusão social. A Coordenadora do projeto, Bernadete Araújo, reforça a importância das atividades. “O trabalho traz inúmeros benefícios para as crianças e adolescentes inscritos: melhora da autoestima, disciplina e integração social”. Além disso, Bernadete destaca como essencial o incentivo e comprometimento dos pais a fim de alcançar resultados positivos.
Berenice é mãe de Gabriel, 9 anos, que participa das aulas há cinco meses. “O projeto é muito bom, melhorou a vida do Gabriel em vários aspectos: na escola, no rendimento escolar e na coordenação motora. Ele hoje está menos ansioso”, observou. Maria do Socorro também percebeu as mudanças de comportamento da filha Maria Eduarda, 12 anos, “Eduarda melhorou na escola. O professor é muito bom, quando o rendimento escolar de Eduarda cai, sempre recorro a ele como conselheiro”.
O Projeto
Desde abril, o “Atividades Mil, Crime Zero!” foi implementado no Riacho Fundo por meio de parcerias com escolas e instituições não governamentais. O projeto é voltado para oferecer atividades extracurriculares para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, entre 7 e 17 anos, residentes no Riacho Fundo I e II. A iniciativa tem o objetivo de afastá-los da criminalidade, fortalecer a cidadania e garantir que seus direitos sejam protegidos, conforme exige a Constituição Federal.