A procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Carvalhido, participou da cerimônia de lançamento da Campanha Internacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “Não Desvie o Olhar”. O objetivo da campanha é convocar a sociedade a denunciar violações dos direitos da criança e do adolescente.
Durante o evento, realizado nessa segunda, dia 24, no Palácio do Buriti, também foi assinado termo de cooperação - que envolve o GDF, a Secretaria de Estado da Criança (DF), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Serviço Social da Indústria (Sesi) – para implantação da campanha e desenvolvimento de diversas outras ações voltadas ao combate da prostituição e do trabalho infantil.
A procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Carvalhido, falou sobre a adequação da campanha, no momento em que a cidade se prepara para receber os jogos da Copa de 2014. “Tal iniciativa é oportuna, tendo em vista os jogos da Copa do Mundo, que terão lugar em Brasília, e certamente atrairão toda sorte de turistas para a Capital. E o turismo, principalmente em grandes eventos, infelizmente não traz apenas as benesses do impulso à economia local. Mas funciona também como estímulo à exploração sexual”, disse.
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, explicou que a campanha prevê ações junto a taxistas, em bares, restaurantes e pontos de grande aglomeração. Já Agnelo Queiroz assegurou que o Governo do DF atuará “na prevenção, no enfrentamento ao trabalho infantil e no combate à prostituição e ao uso de drogas”. O promotor de Justiça Thiago Pierobom, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, também participou da cerimônia.