Quem protege a nossa água manda bem!
Mesmo estando em época de chuvas, o Distrito Federal atravessa uma grave crise hídrica e corre o risco de sofrer ainda mais quando o período da seca chegar. Segundo a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) Marta Eliana de Oliveira, é fundamental que a sociedade de Brasília mude de atitude em relação à água e adote o consumo consciente, passe da cultura do desperdício para a cultura da economia e do reaproveitamento: “Devemos assimilar a realidade de que a água é um recurso escasso no nosso território e cuidar para que não falte”.
Preocupado com essa situação, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) lançou uma campanha para conscientizar a população e um hotsite informativo. Para a Prodema, o MPDFT deve contribuir de forma ativa para informar a sociedade da necessidade de poupar água e preservar o meio ambiente.
Até este ano, o nível mais baixo do reservatório do Descoberto tinha sido em janeiro de 1986, com 40%. Na época, a população era bem menor. Em 2016, o nível em janeiro era de 50% e acendeu o alerta para uma possível crise hídrica, que veio a se confirmar. Em 2017, entramos fevereiro com apenas 20%. “Para atravessar o período de estiagem precisamos retirar o mínimo possível de água desse reservatório e também do de Santa Maria, que apresenta níveis de cerca de 40%, considerado crítico”, explica Marta Eliana.
A campanha vai incentivar a economia de água, mostrando como cada um pode contribuir com atitudes para preservar os mananciais e evitar práticas que pioram a situação. Contará com posts nas redes sociais do MPDFT com dicas e informações úteis e divulgação dos níveis de água dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, além do hotsite.
Acesse aqui o hotsite.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial