A parceria prevê que o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da faculdade preste assistência judiciária gratuita e especializada a mulheres em situação de violência doméstica encaminhadas pelas Promotorias de Justiça de Sobradinho. A assistência viabiliza, ainda, o eventual ajuizamento de ações junto às Varas de Família conforme a necessidade de cada assistida. O MPDFT fica responsável pela capacitação da equipe do NPJ, de modo a contribuir para uma maior qualidade dos atendimentos prestados, que exigem preparo teórico adequado para o acolhimento dessas demandas.
A promotora de Justiça Danielle Martins, coordenadora do projeto e uma das palestrantes do evento, destacou a iniciativa como mecanismo de fortalecimento da Lei Maria da Penha: "O curso é um encontro com alunos que em breve serão juízes, promotores de Justiça, advogados, delegados, e que precisam desenvolver um olhar qualificado para as complexas questões que se apresentam sobre esse tema. A violência de gênero exige do operador do Direito um conhecimento não apenas jurídico, mas a compreensão dos aspectos históricos e sociais que se vinculam a esse fenômeno".
A iniciativa contou com a participação de quase cem pessoas, entre professores e alunos da faculdade e servidores da Promotoria de Justiça. Foram abordados, na ocasião, o conceito de gênero e as ondas feministas; os papéis sociais de gênero na cultura do patriarcado; os prejuízos da socialização machista; a violência contra a mulher enquanto fenômeno social complexo; o ciclo da violência doméstica; os fatores de risco para a violência; a rede de proteção e apoio; a Lei Maria da Penha, contextos de surgimento e noções jurídicas e processuais; a jurisprudência dominante e aspectos práticos de atuação jurídica no âmbito da circunscrição judiciária de Sobradinho.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial