Associação “Despertar sabedoria do Sol Nascente” recebeu as equipes do MPDFT e do salão Helio Diff
O propósito da atividade é a aproximação do Ministério Público com a comunidade, explica a promotora de Justiça Luciana Asper. “Estamos aqui porque acreditamos na mudança. É importante esse diálogo com a comunidade e mostrar que todos são agentes ativos na prevenção da corrupção e de outros crimes também”, destacou. Membros e servidores do MPDFT estiveram na organização do evento e divulgaram a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, além de disponibilizar cartilhas sobre violência doméstica e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O projeto escolhido para a parceria é uma iniciativa da professora Margarida Minervina. Há 16 anos ela fundou o “Despertar sabedoria do Sol Nascente”. A atividade de reforço escolar é oferecida para ajudar crianças e jovens a seguir o caminho da educação. Dona Margarida, como é conhecida, falou como a parceria tem grande valor para a associação. “Foi muito bom ver a comunidade reunida, e nem sempre as mães têm tempo e recursos para cuidar de si. São trabalhadoras, donas de casa, mulheres batalhadoras que se sentiram valorizadas”, ressalta.
Autoestima renovada
Mais de 70 cortes de cabelo foram realizados ao longo da tarde. Ao todo, 15 alunos do curso avançado de corte de cabelo participaram da atividade como voluntários, além do próprio cabeleireiro e empresário Helio Nakanishi. “Trouxemos profissionais que estão se formando, para que ganhem experiência e, principalmente, para que tenham a dimensão da importância social do nosso trabalho na autoestima de cada pessoa”, falou Nakanishi.
A moradora do Sol Nascente Patrícia da Conceição Silva foi uma das mães beneficiadas. Seu filho de 9 anos participa das atividades da associação. “Fiz corte de cabelo, um penteado e até design de sobrancelhas. Achei maravilhoso. Um incentivo para as mulheres se cuidarem, nem sempre temos essa oportunidade”, afirmou. Além das mulheres, os atendimentos foram estendidos para as crianças e jovens do projeto, que também saíram de visual novo.
Marlon Nunes, de 15 anos, é monitor na associação e ajuda as crianças mais novas no reforço escolar. Além do corte de cabelo renovado, ele elogiou a palestra do MPDFT. “Achei muito legal a gente aprender mais sobre como cada um tem suas responsabilidades, e a honestidade é muito importante”.
Saiba mais sobre a ação social na matéria de rádio produzida pela Secretaria de Comunicação do MPDFT:
Despertar sabedoria do Sol Nascente
A iniciativa surgiu da percepção da professora Margarida Minervina sobre o problema da evasão escolar na região do Sol Nascente. O local é uma ocupação irregular que, segundo o último Censo, é segunda maior ocupação irregular do Brasil, perdendo apenas para a Rocinha, no Rio de Janeiro. “Eu percebia como era alta a evasão escolar, faltava um local para ajudar no reforço escolar e dar atividade para crianças e adolescentes não ficarem ociosos na rua. Esse trabalho já ajudou milhares de crianças. É muito gratificante e os alunos mais velhos também ajudam os mais novos como monitores”, conta. Saiba mais sobre a história da professora e sobre o trabalho da associação em matéria do programa Fantástico veiculada em janeiro de 2017.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial