Ações devem conscientizar para a integridade e cidadania como instrumento de combate à corrupção e ter capacidade de ser replicada nacionalmente
Empresas, pessoas físicas, instituições, universidades, organizações não-governamentais e órgãos públicos de todo o Brasil são convidados para atuar no enfrentamento à corrupção. Para participar, basta apresentar ações, iniciativas, boas práticas, projetos ou programas voltados à causa raiz desse problema. A iniciativa faz parte da campanha #TodosJuntosContraCorrupção, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade no combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos de capacitação que contribuam para a formação de cidadãos resistentes às práticas corruptas e engajados em ações de controle social.
Interessados em fazer a diferença no combate à corrupção podem inscrever seus projetos até 26 de outubro, no site da campanha: www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br. Procuram-se tanto iniciativas já implementadas como embrionárias. A proposta deve ter como foco os valores principais de prevenção primária à corrupção: integridade, honestidade, respeito, responsabilidade, justiça e proatividade social. Além disso, deve visar à formação para a cidadania, para a integridade social e ser aplicável em diversos ambientes: escolas, empresas, órgãos públicos, comunidades, etc. Clique aqui para acessar a íntegra do edital. As dúvidas podem ser sanadas por e-mail:
Para a promotora de Justiça Luciana Asper, o chamamento público é uma ferramenta importante para conhecer e reunir o maior número de iniciativas esparsas que tenham por fim formar cidadãos incapazes de transigir com a corrupção e interessados pelo controle social: “Enfrentar a corrupção na sua causa raiz exige uma ação coletiva estrategicamente estruturada que seja capaz de ter alcance nacional e aplicabilidade de longo prazo. Todos estão convidados a colaborar: Estado, sociedade civil, academia, mercado e terceiro setor, divulgando e ampliando a campanha de conscientização, desenvolvendo iniciativas de formação em suas instituições e fomentando outras iniciativas educacionais”.
#TodosJuntosContraCorrupção conta com o apoio de várias instituições, entre elas o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Mais informações no site da campanha: www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br.
Prevenção primária à corrupção é toda ação voltada para crianças, adolescentes e adultos, no ambiente escolar, acadêmico, organizacional ou social, que visa promover a formação de cidadãos conscientes e participativos no enfrentamento à corrupção. É educar para a cidadania e para a integridade por meio dos valores universais, que tornam o cidadão mais imune à prática de transações corruptas e mais interessados, comprometidos e capacitados para o controle social de políticas públicas. Depende, no entanto, de um exercício estratégico estatal para se tornar realidade.
Leia mais
Campanha #TodosJuntosContraCorrupção tem apoio do MPDFT
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial