Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira, 10 de outubro, a Operação Dinossauro, realizada em conjunto pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e pela Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema). Foram cumpridos de 14 mandados de prisão, 27 de busca e apreensão e 10 de condução coercitiva no Distrito Federal e em Unaí, Minas Gerais.
As investigações iniciaram-se para apurar crime de parcelamento irregular do solo no Condomínio Ville de Montaigne II, em área de propriedade da Terracap. Foi revelada a existência de organização criminosa envolvida na implantação de loteamentos clandestinos em áreas públicas.
Os envolvidos são investigados por corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, lavagem e ocultação de bens, direitos e valores. Milhares de pessoas foram lesadas por crimes contra a ordem urbanística, o meio ambiente e o patrimônio do Distrito Federal.
Causadora de prejuízo milionário aos cofres públicos, a ocupação desordenada do solo ocorre no Distrito Federal por meio da consolidação de parcelamentos irregulares e assentamentos clandestinos. Nascida do crime, essa ocupação constitui-se em apropriação ilegal de terras públicas e é alvo de atuação prioritária do Ministério Público no combate à grilagem.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial