Durante a cerimônia de aberta, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, comentou que a instituição está sendo palco de um debate muito importante: “O Ministério Público precisa ser conhecido e deve conversar com a sociedade para entendê-la e mostrar a ela o que é feito na instituição”, afirmou. “Além disso, precisamos nos comunicar a fim de demonstrar que o MP é muito mais do que a imprensa mostra; temos outros trabalhos relevantes além do que é feito na área criminal”.
O procurador do Trabalho e membro auxiliar da CPE/CNMP, Carlos Eduardo de Andrade, classificou a Comunicação Social como uma área de importância ímpar. “É de extrema relevância sabermos transmitir nossas informações e entendermos como a sociedade as recebe e interpreta. Por isso, o planejamento estratégico tem relação íntima com a Comunicação, pois não adianta o Ministério Público planejar-se se não ouvir a sociedade. É preciso falar com a população e saber como atendê-la”, disse.
Na mesa de abertura também estiveram presentes a assessora-chefe de Comunicação do CNMP e coordenadora do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão (FNG), Tatiana Jebrine, e o coordenador de Comunicação Social do MP/SC e coordenador do grupo de trabalho da campanha nacional do Comitê de Políticas de Comunicação Social do FNG, Carlos Rocha do Santos.
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A Campanha Nacional de Comunicação
A campanha terá como objetivo mostrar à sociedade que o Ministério Público está presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros e que pode ajudá-los a enfrentar dificuldades, vencer desafios, assegurar direitos e superar injustiças.
A definição do tema proposto é fruto de sugestões recebidas de membros da instituição durante encontros promovidos pela CPE/CNMP, validadas em discussões promovidas pelo Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público (CPCOM).
O que é a Ação Nacional?
A Ação Nacional é instrumento da Resolução CNMP nº 147/2016 e destina-se a contribuir na elaboração e consecução de projetos e de iniciativas que permitam o atingimento dos objetivos estratégicos traçados no Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.
As Ações Estruturantes são aquelas cujos temas dos projetos e iniciativas são relacionados à área-meio – Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Gestão Orçamentária e Gestão Administrativa.
*Com informações do CNMP