Com o objetivo de trabalhar a autonomia, os direitos das mulheres e o rompimento do ciclo de violência, a Rede Social de Samambaia realizou no último sábado, 18 de agosto, a IV Mobilização de Mulheres. A atividade reuniu cerca de 80 mulheres, que participaram de oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o tema.
Durante o evento, as participantes refletiram sobre a autonomia sob diversas perspectivas, desde o reconhecimento de suas individualidades e potencialidades até o ponto de vista econômico e de geração de renda. Foram oferecidas oficinas de mandalas, dança, empreendedorismo, automaquiagem, educação financeira, reciclagem e Justiça comunitária.
As instituições participantes da rede montaram estande para divulgar os serviços. No do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi realizada exposição de fotos do projeto "Almas reveladas", que tem como propósito fortalecer, por meio da fotografia, a autoestima de mulheres que vivenciaram a violência. O resultado foi um acervo de 13 fotos que traduzem a força, a coragem, a sensibilidade, o brilho e a beleza das mulheres retratadas.
J.R, uma das mulheres clicadas no projeto, participou de todas as edições da Mobilização e diz que faz questão de trabalhar como voluntária na próxima atividade: "Enquanto eu viver, participarei da mobilização, sou muita grata. Mas agora que já estou quase me formando em Enfermagem, não quero mais vir como participante, quero trabalhar no evento".
A Rede de Samambaia é formada por diversas instituições e profissionais, incluindo membros e servidores do MPDFT. Além de integrante, o órgão atua como fomentador da rede e articula, em conjunto, ações de proteção e promoção de direitos.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial