A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do MPDFT recomendou providências à Netshoes após um dos maiores incidentes de segurança registrados no Brasil
Em comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira, 27 de fevereiro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Netshoes informam que os consumidores atingidos pelo incidente de segurança serão contatados pela empresa por telefone. Mais de 2 milhões de clientes foram atingidos. Os termos da notificação dos consumidores foram definidos em reunião realizada na última quinta-feira, 22 de fevereiro.
A empresa fará os contatos a partir de 8 de março, 10 dias úteis após a reunião, e terá mais 30 dias úteis para finalizar as ligações. Serão contatados todos os clientes afetados pelo vazamento de dados, amplamente noticiado pela mídia e investigado pelo MPDFT. O comunicado esclarece, ainda, que senhas, números de cartões de crédito e dados bancários não foram comprometidos pelo incidente. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail
Segundo o coordenador da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais, promotor de Justiça Frederico Meinberg, o acordo com a Netshoes é um importante avanço, pois representa o começo da implementação de uma cultura em que Ministério Público e empresas passam a atuar conjuntamente para criar dificuldades para os criminosos que tentam ganhar dinheiro com vazamento de dados.
“Com os incidentes de segurança prontamente informados aos consumidores afetados e a certeza de negativa de qualquer espécie de pagamento aos criminosos, cria-se um ambiente de combate à monetização de pessoas que cometem crimes com objetivos financeiros, visando a extorsão de pessoas e de empresas”, explica Meinberg. Recentemente, foi implementada na página da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais a plataforma de Comunicação de Incidente de Segurança (clique aqui), na qual as empresas poderão registrar ocorrências de vazamento de dados.
Leia aqui a íntegra do documento:
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MPDFT recomenda providências à Netshoes após vazamento de quase 2 milhões de dados de clientes
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