Após brigas de torcidas no Estádio Nacional, MPDFT propõe termo de ajustamento de conduta (TAC) aos representantes jurídicos dos dois clubes
Essa é uma iniciativa inédita no DF, de chamar representantes dos clubes de futebol e propor um acordo financeiro com indenização, pela exposição dos torcedores à violência nos estádios. A PDDC acompanha e fiscaliza o cumprimento do Estatuto do Torcedor no DF e tem preocupação especial com a segurança. “Queremos segurança nos estádios para os torcedores, para os times, para as famílias”, explica o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo.
De acordo com relatórios da Secretaria de Segurança Pública do DF e da Polícia Militar do DF, nas disputas Flamengo X Palmeiras, de 5 de junho de 2016, e Vasco X Flamengo, em 15 de setembro de 2018, os torcedores estiveram expostos a elevado risco antes, durante e depois dos jogos. Para o Ministério Público, houve falha na observação das normas estabelecidas no Estatuto do Torcedor por parte das entidades desportivas detentoras do mando de campo, respectivamente Flamengo e Vasco.
Durante as reuniões, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Paulo Roberto Binicheski reforçou que o clube detentor do mando de campo, mesmo quando transfere o evento para empresa de natureza comercial, permanece responsável pela adoção das cautelas previstas no Estatuto do Torcedor. “Os clubes com mando de campo têm o dever de atender a lei porque são eles que recebem o proveito econômico maior do jogo”.
Episódios de violência
No clássico carioca Vasco X Flamengo, ocorrido em 15 de setembro de 2018, um esquema especial foi montado para distribuir e organizar a separação das torcidas. Houve revista pessoal e reforço no policiamento dentro e fora da arena. Apesar da preparação, o clima foi de tensão entre as torcidas organizadas, mas não houve registro de brigas.
O jogo entre Flamengo X Palmeiras pela Série A do Campeonato Brasileiro, realizado em 5 de junho de 2016, no Estádio Nacional de Brasília, foi marcado por vários relatos de brigas entre as torcidas organizadas durante o intervalo e também após a partida. Inclusive, um homem foi espancado e levado para o hospital em estado grave. Cerca de 30 torcedores foram conduzidos à 5ª DP. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial