Comissão de Direitos Humanos discutiu o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
A promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude Luisa de Marillac participou nesta terça-feira, 28 de maio, de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O encontro foi uma iniciativa da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e faz parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
Luisa de Marillac destacou a necessidade de preservar a dignidade das vítimas, evitando a sua exposição desnecessária. “A criança não pode ficar sendo massacrada, submetida a milhares de questionários em busca da responsabilização. Nós precisamos aperfeiçoar o sistema criminal para que não se exija tanto dessas vítimas”, afirmou.
A promotora também alertou, com base na sua percepção do que ocorre no Distrito Federal, a situação de vulnerabilidade que se encontram crianças e adolescentes que entram no sistema de acolhimento. “Elas passam a ser alvos fáceis para grupos de exploração sexual e tráficos de drogas. Isso se deve, muitas vezes, à baixa autoestima das vítimas”, completou.
Dados
Em 2018, foram 17 mil denúncias de violência sexual contra criança e adolescentes. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o Disque 100 do Governo Federal recebeu 5 mil denúncias. Por dia, são registrados 50 casos.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial