Iniciativa é inédita e será traduzida em cinco idiomas
Parceria firmada nesta terça-feira, 02 de julho, entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) vai garantir a elaboração do “Guia de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher Imigrante”. A iniciativa é inédita e será traduzida em inglês, espanhol, crioulo haitiano, francês e mandarim. O material será distribuído em pontos estratégicos no DF, no final do ano.
A ideia de elaborar um guia surgiu a partir da necessidade da difusão de informações para garantir que a mulher imigrante seja beneficiada pelas políticas públicas em vigor no Distrito Federal. Além disso, o objetivo é reduzir o número de casos de violência doméstica contra este público em Brasília. O material também aborda a Lei Maria da Penha, como forma de divulgar os direitos das mulheres assegurados pela Constituição.
No MPDFT, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) e o Núcleo de Gênero (NG) coordenam a produção do documento. O material é uma das iniciativas do projeto Ministério Público como agente de fomento e monitoramento da política pública de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. O projeto também realiza o mapeamento da realidade das mulheres do DF para que as políticas públicas sejam efetivadas nas áreas mais carentes.
Para a promotora de Justiça Mariana Távora, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, o guia será um importante instrumento de conscientização. “O público que vamos atingir está em um contexto de maior vulnerabilidade social”, concluiu.
Na parceria, o MPDFT será responsável pela produção do conteúdo, impressão e distribuição do guia. A UnB, por meio do projeto Português como Língua de Acolhimento, vai colaborar com a tradução dos textos para os cinco idiomas.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial