O projeto Foragidos da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) busca o apoio da população para localizar Valdeci José dos Santos, condenado a 22 anos pelo feminicídio de Johangel Sckully Ferreira, ocorrido em julho de 2017 no bairro Morro Azul em São Sebastião.
Johangel tinha 19 anos e se relacionava com Valdeci. A motivação para o crime foi a suspeita de que a vítima teria furtado a carteira do condenado durante um encontro. A jovem foi morta com um tiro na região da face.
Valdeci respondeu ao processo em liberdade, mas após julgamento, realizado em novembro de 2019, a Justiça determinou sua prisão. Três dias depois, ele obteve Habeas Corpus e foi colocado em liberdade. Em dezembro do mesmo ano, o MPDFT conseguiu reverter a decisão, mas Valdeci fugiu e está foragido desde então.
Projeto Foragidos
O programa Foragidos da Justiça nasceu em julho de 2018, no Guará, e foi expandido para as demais Promotorias de Justiça do DF em agosto de 2019. Desde o lançamento da iniciativa, cinco fugitivos já foram localizados e capturados, todos envolvidos em crimes contra a vida.
Além da atuação do Setor de Diligências do MPDFT, o projeto conta, ainda, com a divulgação de cartazes, o compartilhamento de fotos dos fugitivos em redes sociais e o cruzamento de dados. Qualquer pessoa que tiver informação sobre os foragidos pode entrar em contato com o Ministério Público (127) ou a Polícia Civil (197). O anonimato é garantido.
Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial