O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagraram, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, a 2ª fase da Operação “Conto do Vigário”. A ação apura irregularidades na contratação de concursos de redação, contação de histórias e distribuição de livros e revistas para alunos do ensino público do DF. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências e empresas vinculadas aos investigados. As investigações começaram na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep).
A operação investiga a celebração de convênios e de termos de colaboração e de fomento entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) e os Institutos Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (Ibesp) e Terra Utópica.
Segundo as investigações, as parcerias firmadas, entre 2015 e 2017, lesaram o patrimônio público, pois não observaram os requisitos necessários para formalizar os ajustes. Além disso, não cumpriram integralmente o objeto acordado. Há indícios da ocorrência dos crimes de estelionato majorado, associação criminosa e peculato. A 1ª fase da operação foi realizada em dezembro de 2018.
A Prodep ainda analisa outras áreas de atuação desses institutos e pessoas vinculadas.
Leia mais
MPDFT e PCDF investigam convênios da Secretaria da Criança Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial