O projeto Foragidos da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) localizou neste sábado, 13 de junho, Gabriel Kassen Costa. Ele fugiu do Guará em 2017, após participar de um homicídio, e foi encontrado em Luziânia (GO).
O cumprimento dos mandados de prisão foi resultado de uma ação conjunta e articulada entre o MPDFT, Ministério Público de Goiás (MPGO), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Civil do DF (PCDF), Polícia Civil de Goiás (PCGO), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Polícia Federal. As instituições levantaram informações sobre a localização do foragido, que culminaram no seu monitoramento, acompanhamento e prisão.
Gabriel foi pronunciado pela Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Guará e aguarda julgamento. Ele também tinha mandado de prisão preventiva em aberto pela Vara Criminal de Catalão (GO) e Unaí (MG) por tentativas de homicídio ocorridas em 2018 e 2019, respectivamente. Os processos criminais encontravam-se suspensos, mas, com a prisão, será possível a citação pessoal do Gabriel e a retomada da marcha processual.
Além da atuação do Setor de Diligências do MPDFT, o projeto conta, ainda, com a divulgação de cartazes, o compartilhamento de fotos dos fugitivos em redes sociais e o cruzamento de dados. Qualquer pessoa que tiver informação sobre os foragidos pode entrar em contato com a Polícia Civil (197) ou Ministério Público (127). O anonimato é garantido. A iniciativa foi lançada em julho de 2018. Agora, no Guará, onde o projeto começou, apenas um foragido ainda não foi localizado. Recentemente o projeto foi expandido para as demais promotorias de Justiça do DF. Clique aqui para acessar a página do projeto.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial