Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Covid-19: MPDFT pede divulgação de todos os dados referentes à doença

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

GDF deverá informar quantidade de leitos, profissionais da saúde, equipamentos de proteção individual, casos suspeitos, óbitos e exames realizados para o diagnóstico do coronavírus

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde que divulgue todas as informações referentes às medidas e aos instrumentos utilizados para o combate à Covid-19. A divulgação deve ser feita no site oficial www.coronavirus.df.gov.br, de forma célere, fidedigna e sem omissão de dados. O prazo para resposta é de 48 horas.

O objetivo da força-tarefa do MPDFT que acompanha as ações de combate e prevenção da pandemia no Distrito Federal é dar transparência às informações relacionadas ao novo coronavírus. Por isso, pede divulgação do número de casos suspeitos separados por região administrativa, de óbitos decorrentes de casos suspeitos confirmados post mortem.

Também pede que seja informado o total de leitos de UTI, leitos intermediários com suporte respiratório e leitos de enfermaria sem suporte respiratório disponibilizados exclusivamente para o tratamento da Covid-19; e o número de leitos já ocupados, separados por unidade de saúde. Outra informação solicitada pelo MPDFT é a quantidade disponível de cada equipamento de proteção individual (EPI) no Estoque Central e o número de profissionais de saúde, por categoria e lotação, que trabalha diretamente com os pacientes infectados.

No site, deverá constar ainda o número diário de exames laboratoriais realizados para o diagnóstico do coronavírus, indicando os detectados, não detectados e casos suspeitos devido ao quadro clínico. Além disso, deve apresentar também a quantidade de amostras que aguardam processamento e o número de amostras post mortem.

Índice de Transparência da Covid-19

A Open Knowledge Brasil (OKBR), organização sem fins lucrativos e apartidária, desenvolveu o Índice de Transparência da Covid-19 para avaliar a qualidade dos dados relativos ao coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Em uma escala de 0 a 100, em que 0 é atribuído ao ente menos transparente e 100 ao mais transparente, o Distrito Federal ocupa a 6ª colocação, com 81 pontos.

Clique aqui para ler a íntegra da recomendação.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.